Sem entrar em grandes méritos, antigamente só era comum encontrar dois tipos de personalização: som e motor. Após Velozes e Furiosos, a coisa ganhou proporções infinitas. Aí você pergunta: Mas que diabos é Tuning?
Tuning é simplesmente a customização automotiva. Existem várias vertentes do tuning, várias denominações e maneiras de se fazer, sempre sem limites. Saiba que a partir do momento em que você simplesmente troca rodas e faróis, isto já pode ser chamado de tuning.
No entanto, os carros que todos preferem chamar de “tunados” levam inúmeros itens especiais: pára-choques personalizados, pintura especial, rodas tuning grandes, suspensão rebaixada, motor preparado, sistema multimídia, interior em materiais exclusivos e, acredite, até banheiras ou eletrodomésticos.
Então, sabendo o básico, surgem as dúvidas mais frequentes:
Qualquer um. No entanto, a preferência no “mundo” do tuning é por carros não muito antigos, pois isso entra na categoria Hot Rod. A maior parte dos carros que aceitam bem um projeto de tuning é fabricada a partir dos anos 80, principalmente veículos japoneses. É comum que os donos queiram carros com desenhos mais futuristas. No Brasil, é comum vermos carros como Celta, Palio, Corsa, Punto, Focus e até Dakota, Ecosport e Novo Uno transformados em carros tuning.
O preço para montar um projeto de tuning é praticamente uma incógnita, afinal, existem milhões de maneiras de personalizar um carro. Considero que um bom projeto de tuning envolva pelo menos, 15 mil reais. Acessórios tuning como um jogo de rodas com pneus e alguns itens de som tuning já atingem tal valor.
Sim, mas depende do nível de personalização! Outro dia eu escrevi algumas dicas para legalizar turbo. As regras são basicamente as mesmas, mas existem os detalhes. É preciso que o carro não tenha sido descaracterizado (não pode ser um monstro), os sistemas de segurança têm de ser eficientes e, o proprietário do veículo precisa ter notas fiscais de todos os itens instalados.
Quando são feitas muitas modificações em um carro, é bom que sejam feitas pelas mãos de profissionais. É comum ver carros personalizados passarem por alguns acidentes como: capotamento, incêndio, falta de freio, pane elétrica e até rachaduras na estrutura.
É sempre bom pegar referências antes de iniciar seu projeto de tuning. Portanto, procure uma boa loja de tuning e oficinas que conheçam peças tuning de qualidade, veja trabalhos anteriores, pesquise em fóruns da internet e leia boas revistas sobre tuning. Tenha mente o fato de que seu carro não vai ser tunado em apenas uma loja. Será necessário passar por diversos estabelecimentos, talvez até por mais de um ano.
Por enquanto é isso! Boa sorte no seu projeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário